quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O Garoto que fazia listas de discos para comprar.



Parte 1

Tudo começou quando ele tinha  13 anos , pulava a roleta  e rachava a passagem com o cobrador  , não fazia lanche na hora do recreio e também não viajava com a turma do colégio no final do ano ( o que tornou-o bem impopular, diga-se de passsagem) , tudo para economizar dinheiro . No final do mês conseguia comprar uns quatro ou cinco vinis. Surgiu a necessidade de fazer uma lista de prioridades ( Ramones , Sex Pistols , Stones ...) , uma lista simples de algumas dezenas de vinis , depois foi aumentando , até ele se dar conta que jamais conseguiria comprar tudo . Alguns discos eram importados e custavam a grana do mês inteiro , outros simplesmente não existiam nas lojas ( Tem algum disco dos Vibrators ?...aqui não é Sex  Shopping , moleque ) .

Na virada do ano , comprava por preço de banana as agendas do ano anterior. Nelas fazia listas com as discografias das bandas e ao lado de cada disco colocava algum comentário ( Coisas do tipo ..essencial...Só comprar se estiver barato....tentar convencer o balconista a gravar numa fita k7 ..só se ficar milionário ... ) .Era o começo da loucura.

Aos 19 anos ,  já tinha umas seis agendas , algumas bandas ele nunca tinha ouvido, mas as colocava na listagem com sua respectiva discografia...porque fazia isso ? Não sabia , no fundo tinha virado um vício , maior que o cigarro e o álcool... somente as garotas eram mais prazerosas que as tais malditas listas. Uma agenda somente Punk Rock , outra Rockabilly , Garage Rock , Rock Anos 60  , Blues.......e por ai vai ,  ele conhecia toda a história das bandas , e em alguns casos não tinha sequer escutado alguma coisa a respeito...discografias e mais discografias , tinha perdido a razão ?

Casou , virou pai e as tais listas continuavam crescendo , novos nomes , atualizaçoes...Porque ?...merda ele simplesmente não sabia. Surgiu os cds , as importadoras de cds , as locadoras de cds ..um novo mundo de possibilidades e descobertas ..e aquele sentimento quixotesco de que jamais ficaria saciado, sempre teria um som a ser revelado , os discos fora de catalogo...os piratas....Nessa época ele já tinha 500 vinis , 300 fitas k7 e quase 300 cds.

Ficava imaginando se existia alguém no mundo com a mesma doença , e a dependência aumentou ainda mais com o surgimento dos DVDs  , Livros ...e tudo que tivesse alguma referência com a musica , ele queria compartilhar com alguém....conversar com alguém...mas ninguém teria como entender...ou teria ? Ficou preocupado quando notou os mesmos sintomas no seu filho , inumeras vezes tinha o surpreendido revirando seu acervo musical , atrás de algum disco. Seria alguma maldição? Será que ele também seria um escravo das listas.

Nenhum comentário: